àreas de conhecimento

As 10 áreas de conhecimento formam a base do que o gestor deve saber para poder comandar projetos de todos os tamanhos. Cabe ao gestor articular as técnicas e regras de cada área com as várias estruturas de governança de sua organização.

1.Integração

A integração é o eixo mestre de todas as atividades de gerenciamento de projetos. Se estuda a elaboração do Termo de Abertura do projeto para garantir que as partes interessadas estejam informadas e concordem em apoiar o projeto.

Estuda-se o plano de gerenciamento do projeto para obter aprovação antes de prosseguir com a execução do projeto. Se estuda como realizar eventuais alterações ao projeto e por fim como encerrá-lo.

2.Escopo

A disciplina de gestão do escopo exige que se identifique os principais produtos com base nos requisitos de negócios. Deve-se revisar e avaliar requisitos, restrições e suposições detalhadas do projeto com as partes interessadas, com base nas necessidades do negócio, nas Lições Aprendidas em projetos passados e no uso de técnicas de coleta de requisitos para estabelecer uma lista detalhada dos resultados desejados do projeto.

3.Tempo

O desenvolvimento do Cronograma do projeto requer que se entenda como o escopo, os recursos, os custos e as durações das atividades se relacionam. Se estuda como passar de uma simples lista de atividades para o cronograma concluído. Esse desenvolvimento do cronograma do projeto é feito com base nas entregas aprovadas do projeto e nos marcos ("milestones"), escopo e planos de gerenciamento de recursos para gerir a conclusão oportuna do projeto.

4.Custo

Nesta área se estuda técnicas para desenvolver o Orçamento do projeto e depois para controlar o valor gerado usando técnicas como o EVM (Earned Value Management). Aqui também se desenvolve o controle dos custos associados aos demais fatores tais como tempo, escopo e recursos. Técnicas de estimativa de custos são estudadas e refinadas a cada nova etapa do projeto.

5.Qualidade

Aqui se estuda como desenvolver o Plano de Gerenciamento da Qualidade e a definir os padrões de qualidade para o projeto e seus produtos, com base no escopo, riscos e requisitos do projeto. Isso ajuda a evitar a ocorrência de defeitos e controla o custo da qualidade. Também se estuda como implementar o plano de gerenciamento da qualidade usando as ferramentas e técnicas apropriadas. Por fim, se estuda como verificar se as entregas do projeto estão em conformidade com os padrões de qualidade estabelecidos para atender aos requisitos do projeto e às necessidades dos negócios.

6.Recursos Humanos

Esta área estuda as interações com os recursos humanos do projeto. Em particular, você aprende como desenvolver o Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos, definindo as funções e responsabilidades dos membros da equipe do projeto para criar uma estrutura organizacional do projeto e fornecer orientações sobre como os recursos serão atribuídos e geridos.

Se estuda também como gerir a execução de tarefas com base no plano de gerenciamento do projeto, liderando e desenvolvendo a equipe do projeto para que se comprometa com os resultados.

7.Comunicação

Esta área analisa o desenvolvimento do Plano de Gestão de Comunicação com base na estrutura organizacional do projeto e nos requisitos das partes interessadas, a fim de definir e gerir o fluxo de informações dentro projeto e manter as partes interessadas envolvidas e informadas. O gerenciamento de comunicação serve para documentar e transmitir o desempenho do projeto e auxiliar na sua avaliação de desempenho.

8.Risco

Depois de explicitar as suposições e restrições, nesta área se deve identificar, avaliar e definir uma resposta aos riscos. Com isso se elabora o Plano de Gestão de Risco.

Se estuda como implementar as ações planejadas, além de monitorar e avaliar os riscos, determinar a exposição ao risco e avaliar a eficácia das estratégias de resposta para gerir o impacto dos riscos e oportunidades sobre o projeto.

9.Aquisição

Nesta área se discute como desenvolver o Plano de Gerenciamento de Compras com base no escopo, orçamento e cronograma do projeto para garantir que os recursos necessários do projeto estejam disponíveis.

Além disso, se monitora as atividades de compras de acordo com o plano de compras, a fim de verificar a conformidade com os objetivos do projeto. Estuda-se os vários tipos de contratos para identificar os mais adequados a cada projeto.

10.Stakeholder

Esta área apresenta a Análise das Partes Interessadas ("stakeholders") e como usar ferramentas e técnicas apropriadas para alinhar expectativas e obter suporte para o projeto.

Estuda-se como desenvolver o Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas, analisando necessidades, interesses e impacto potencial, a fim de gerir efetivamente as expectativas das partes interessadas e envolvê-las nas decisões do projeto.

Finalmente se estuda como manter os relacionamentos com as partes interessadas a fim de receber suporte contínuo e gerir as expectativas.